sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Efeitos Aleatórios

Qual a probabilidade de uma coincidência ser isso apenas isso mesmo, um pura coincidência? Algo que parece propositado pelo destino - para quem acredita nisso -, mas que no fundo não passa de um ato aleatório no tempo. Questiono ainda: quão coincidente tem de ser para ter algum impacto no quotidiano?
Estás a andar pela rua. Vês uma pessoa. Ao percecionar uma caraterística dessa mesma pessoa, a mente pode divagar sobre um qualquer assunto relacionado o que pode levar a que em vez de a seguir virar à direita, vires à esquerda. É simples como algo tão aleatório, como a próxima pessoa que vai passar por ti, pode mudar o teu dia.
Mais simples que isso. Um carro. Coisa que hoje em dia é impossível de não encontrar ao andar pela cidade. Desde a cor menos apelativa à mais comum, a reação à perceção visual da frequência dessa mesma cor pode te levar a um número infinito de pensamentos. Desde o acontecimento marcante da última vez que viste tal cor, ao simples recordar de alguém cuja cor favorita é precisamente a que acabaste de ver. Coincidência? Talvez.
Vou ainda mais longe. Aproveitando o fator carro, menciono a matrícula. Um conjunto alfanumérico contínuo e catalogado. No entanto a probabilidade de ver um "00" ou "AA" sempre me pareceu minúscula. Vendo as coisas pela mesma perspetiva da cor, será que duas simples letras/números será capazes de despertar algum pensamento, assunto ou memória? E possivelmente mudar a nossa maneira de agir e, consequentemente, o rumo em que estávamos?
Vendo bem, a melhor maneira de testar, ou tentar perceber se tal acontece, é fazendo precisamente isso: testar!
RD - PO - SE - BN - ML - FT - CD -LI - 29 - 92 - 17 - 09 - 15 - 28 - 90 - 00
Despertou alguma coisa? Coincidência. As letras foram escolhidas por serem adjacentes num comum teclado qwerty e os números foram praticamente aleatórios. Algo tão simples e se calhar esta borboleta vai causar um furacão do outro lado do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário