terça-feira, 13 de agosto de 2013

Trigonometria

Sinto-me capaz de falar sobre linhas e retas apenas porque já fiz todas as minhas cadeiras de Matemática (yupi). Apesar de não ser algo do meu agrado, é algo que faz parte das nossas vidas e é daquelas coisas que não dá para ignorar. E eu sei muito bem ignorar.
De um ponto de vista simples, cada um de nós é uma reta. Uma linha simples com início e fim. Por mais que se tente, há sempre linhas que se cruzam e daí surgem amizades, companhias, rancores, amores, histórias e afins. Cabe a nós decidir que tipo de linha somos ou queremos ser. Se formos uma linha contínua, ou temos sorte, encontramos uma linha igual à nossa e se forma uma função ou apenas nos cruzamos com outras linhas e afastamo-nos delas. E sendo a nossa contínua, não nos voltamos a cruzar.
Dá jeito ser uma linha variável, como aquela função que aprendemos que sobe e desce - seno ou cosseno. Dá-nos uma chance maior de encontrar outras linhas com as quais é possível reencontrar mais à frente no gráfico da vida. Se bem que há sempre aqueles espaços intermédios onde não cruzamos a linha que queremos. É uma questão de escolha.
Vendo bem, o pior dos casos é o das linhas paralelas. Sempre à mesma distância, sempre na mesma direção, sempre sem se encontrarem. É triste se pensarmos nisso. Mas as duas linhas que se cruzam uma vez e nunca mais se encontram, acaba por ser pior.
Afinal quem é que define os limites, fronteiras e cruzamentos da nossa linha? Das nossas amizades amizades? Da nossa vida? "Nós" é a resposta que vem logo ao pensamento. Mas não é assim tão fácil de fazer como dizer.

2 comentários:

  1. Profundo... Tens sem dúvida um dom para a escrita! :)
    Para a matemática é que nem tanto, apesar de, como dizes, teres feito as cadeiras todas: uma recta NÃO é, definitivamente, uma linha com início e fim. Nem aqui nem na China - a isso se chama um segmento de recta não? Mas tu é que és o entendido com as cadeiras feitas... No entanto, tu próprio contradizes-te, e passo a citar "(...) sendo a nossa [a linha] contínua". O que não é mau de todo porque demonstras que ao menos sabes que uma recta é contínua (yupi).

    Já agora, fantástico texto inspirado na publicação do 9GAG:
    https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/q71/s720x720/1016423_10151604482556840_558389404_n.jpg

    Continua o bom trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, inspirado no 9gag. Pensei até pôr a imagem por baixo, mas depois achei melhor não o fazer.
      Não sou nenhum entendido em matemática nem em geometria, mas por isso mesmo é que escrevi em vez de fazer um desenho ;)
      Falei de uma reta associada à nossa vida e, como tal, essa reta tem sim um início e fim. E, da mesma forma, é contínua até deixarmos de viver. Foi uma tentativa de uma analogia.

      De qualquer forma, obrigado pelo comentário!

      Eliminar