terça-feira, 30 de abril de 2013

Um Passo Em Frente

Não direi que sou corajoso para não parecer convencido, mas se disser que sou humilde não deixo de parecer convencido na mesma. Logo não me vou definir e facilito a coisa.
Sinto um medo avassalador do incerto. Do imprevisto. Saltos de fé não é coisa que puxe por mim. O receio de me aleijar bate qualquer tipo de coragem que possa residir em mim.
Falar do medo do futuro incerto já é cliché. Por isso vou denunciar um outro grande medo que me tende a perseguir. Eufemizando, tenho medo de dar um passo sem ver onde ponho o pé. Literalmente, apenas quando estou distraído é que não ando a olhar para baixo para ver onde caminho. Gosto de saber que nada me magoará ao dar esse passo. Só assim continuo o meu caminho.
Já dei demasiados passos em falso pensando que tinha onde me agarrar e depois caí. Várias foram as vezes em que me apoiava ao andar e do nada falhou o apoio e tropecei. Chega a um ponto em que a dor não se aguenta. Aí ganha-se o medo de andar sem olhar bem para o chão. Adquire-se até o hábito de olhar mais em frente para evitar certos buracos, postes ou um simples cocó de animal, para não dizer asneiras.
O hábito instala-se e, como aprendemos de pequeninos, começa-se a andar sozinho. O amparo que antes nos segurava desaparece e passamos a puder contar apenas connosco próprios. Hábito também facilmente enraizado.
Eis então que num belo dia, ao andar sozinho, na eminência de cair alguém nos segura. Uma boa surpresa que nos surpreende. Relembra-se o quão bom era ter aquela ajuda na nossa caminhada árdua e cheia de armadilhas. Quão mais fácil era caminhar em par. Sentir que podemos olhar mais em frente, sem medo de dar um passo, sem continuamente olhar para o chão que estamos prestes a pisar. Nostalgia que afeta qualquer um, especialmente o mais sentimental.
Caminhar sozinho é aborrecido e torna-se até triste. Daí a busca de alguém disposto fazer este caminho em conjunto. Saber que ao nosso lado está alguém que nos diz "dá esse passo em frente. Se caíres eu ajudo-te a levantar". Alguém que nos ajuda a superar o nosso medo e torne feliz a nossa caminhada.

Sem comentários:

Enviar um comentário