sábado, 13 de julho de 2013

Lembrança

Ás vezes não dá mesmo para esquecer. Podemos tentar ignorar. Iludímo-nos ao pensar que conseguimos esquecer quando estamos com o pensamento noutro lugar, mas assim que nos encontramos sozinhos voltamos a lembrar.
Aprendi muito sobre a memória do ser humano numa cadeira que tive. Duas noções básicas sobre duas partes em que se divide a nossa memória: short term memory & long term memory, memória de curto prazo e memória de longo prazo, respetivamente.
A memória de curto prazo armazena informação temporária e é limitada. A de longo prazo é, basicamente, tudo o que sabemos, aprendemos e, por consequência, vivemos. Não tem limite, não tem duração. Também aprendi sobre o que nos faz esquecer esses pedaços de memória de longo prazo, mas isso é outra história.
Isto tudo para dizer o quê? Que há coisas que memorizamos em pouco tempo, mas que passado horas ou menos já não nos lembramos. E há informação que retemos durante um tempo indeterminado e que não dá para esquecer.
Não esquecemos, não é bem assim. Se estas memórias forem acedidas pelo nosso pensamento ao longo do tempo, não são esquecidas. Por outro lado, se passar muito tempo sem relembrar as ditas memórias, eventualmente são perdidas e deixamos de nos conseguir lembrar, reviver.
Nada me diz que isto é assim e assim mesmo. Há variações assim como há pessoas diferentes. Sortudo ou não, tenho memórias vividas há anos atrás que chego a sentir que estou naquele momento de novo. Dá até para arrepiar por ser tão real.
O certo é que basta querer para não esquecer. Se forçares a tua mente a relembrar - ver fotos, vídeos ou pessoas do passado - vais aceder à tua memória e irás estar naquele momento de novo. Não digo a cem porcento, mas bem lá perto.
Querer esquecer é algo que todos procuramos. Afinal, nem tudo o que aconteceu no passado ficou realmente no passado. Querer lembrar? Não é difícil. Com um pouco de esforço, qualquer pessoa consegue voltar atrás a um momento, a uma situação, a um estado de espírito.

Sem comentários:

Enviar um comentário